O atual Secretário de Infraestrutura de Vitória do Jari, José Diercirlei Nei de Souza, foi preso na manhã desta terça-feira durante a Operação Lâmina de Prata, deflagrada pela Polícia Civil do Amapá por meio da DRACO. Ele é apontado como financiador e responsável pela lavagem de dinheiro da aliança criminosa formada pela Família Terror do Amapá (FTA) e o Primeiro Comando da Capital (PCC). José Diercirlei ocupava o cargo desde janeiro de 2025.

De acordo com o delegado Estéfano Santos, titular da DRACO, há indícios de que valores destinados a obras públicas do município foram desviados, inseridos no esquema financeiro da facção e utilizados para alimentar o tráfico de drogas. Entre as evidências, está o repasse de R$ 100 mil feito por uma empresa contratada pela prefeitura para o secretário, valor incompatível com suas funções e atribuições legais.

prefeito Ary Duarte entregando decreto de nomeação para o secretário.
Segundo a investigação, José Diercirlei integrava a engrenagem financeira da organização criminosa, atuando na lavagem de capitais por meio de contratos públicos, empresas de fachada e intermediários. A DRACO identificou uma movimentação milionária que abastecia integrantes do crime em Manaus e Tabatinga, regiões estratégicas para o narcotráfico.

A operação cumpriu 58 ordens judiciais em três estados, incluindo 23 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão, atingindo lideranças e operadores logísticos das facções.



Add Comment