Início » Polícia Civil do Amapá e IAPEN cumprem dois mandados de prisão preventiva por violência doméstica durante a Operação Shamar
Geral

Polícia Civil do Amapá e IAPEN cumprem dois mandados de prisão preventiva por violência doméstica durante a Operação Shamar

A Polícia Civil do Amapá, por meio da Delegacia Especializada no atendimento a mulher de Macapá (DEAM), em ação conjunta com o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN), cumpriu no nesta quinta-feira, 21, dois mandados de prisão preventiva relacionados a crimes de violência doméstica, ambos expedidos pela Justiça do Estado do Amapá.

As ações foram realizadas com o apoio da Central de Monitoramento Eletrônico do IAPEN, que auxiliou na localização dos alvos monitorados por tornozeleira eletrônica.

Na primeira ocorrência, os agentes que compõem o setor de investigação da DEAM e a central de monitoramento do IAPEN, prenderam um homem de 28 anos, em cumprimento ao mandado expedido pela 1ª Vara de Violência Doméstica de Macapá.

Na segunda ação, foi preso um homem de 40 anos, em via pública, próximo à sua residência, quando se deslocava para outra casa. Durante a abordagem, o investigado tentou resistir à prisão, chegando a se agarrar a uma criança na tentativa de se esquivar da ação policial. Para garantir a segurança de todos, foi necessário o uso de algemas. O mandado havia sido expedido pelo Plantão Judicial do TJAP.

Após os procedimentos legais, ambos foram entregues a Central de Flagrantes da DEAM e permanecem à disposição da Justiça.

Essas prisões ocorrem no âmbito da Operação Shamar, que segue em andamento em todo o território nacional durante o Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A operação reúne ações preventivas e repressivas, reforçando o compromisso da Polícia Civil e das forças de segurança na proteção das vítimas e na responsabilização dos agressores.

A Polícia Civil do Amapá destaca que a parceria com o IAPEN tem sido essencial para o êxito das ações, permitindo respostas mais rápidas e eficazes no combate à violência doméstica.