Início » Operação flagra garimpo clandestino que devastava trecho do Rio Vila Nova
Geral

Operação flagra garimpo clandestino que devastava trecho do Rio Vila Nova

O garimpo ilegal instalado no leito do rio Vila Nova, em Porto Grande, foi descoberto pela Polícia Civil do Amapá durante ação da Operação Protetor do Bioma. No local, equipes da Delegacia de Combate aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) flagraram duas balsas em plena atividade de extração clandestina de ouro.

Além de constatar o funcionamento irregular das estruturas, os agentes encontraram um cenário grave de degradação ambiental, com assoreamento avançado, bancos de areia e alteração no curso natural do rio, fatores que ameaçam a fauna aquática e impactam diretamente a vida das comunidades ribeirinhas.

Durante a abordagem, os ocupantes de uma das balsas tentaram afundar motores no leito do rio para evitar a apreensão, mas parte da ação foi frustrada. As equipes recolheram 20 gramas de ouro extraído ilegalmente e mercúrio utilizado no processo de garimpo.

A SEMA lavrou autos de infração e realizou a inutilização e destruição dos equipamentos e das balsas. As diligências levaram à identificação de três envolvidos, que responderão por usurpação de bens da União.

Coordenador da operação, o delegado Wellington Ferraz destacou a necessidade do enfrentamento contínuo ao garimpo ilegal e reforçou o compromisso da Polícia Civil na proteção dos recursos naturais.